Sistema Schuring de Emparceiramento.


Sistema Schuring de Emparceiramento

 

Este sistema de emparceiramento também é conhecido por Round-Robin.

Número de participantes

O número de participantes não pode ser muito elevado, senão o torneio acaba ficando cansativo e para números elevados de participantes o ideal é sempre utilizar o Sistema Suíço de Emparceiramento.

Emparceiramento

O Torneio Exemplo, com 8 competidores, que a seguir usaremos, ilustrará o mecanismo de uma competição pelo Sistema Schuring.

No início da competição será atribuído a cada jogador, por sorteio ou por rating, um número. Esse sorteio teria o seguinte resultado:

                                                            1 - Oziel

                                                            2 - Nadin

                                                            3 - Juarez

                                                            4 - Valter

                                                            5 - Agnaldo

                                                            6 - Allan

                                                            7 - Santos

                                                            8 - Roberto

A tabela para 8 (ou 7) jogadores é a seguinte:

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Sessão

6a Rodada

7a Rodada

1 - 8

8 - 5

2 - 8

8 - 6

3 - 8

8 - 7

4 - 8

2 - 7

6 - 4

3 - 1

7 - 5

4 - 2

1 - 6

5 - 3

3 - 6

7 - 3

4 - 7

1 - 4

5 - 1

2 - 5

6 - 2

4 - 5

1 - 2

5 - 6

2 - 3

6 - 7

3 - 4

7 - 1


Substituindo os números da tabela pelos nomes, de acordo com o sorteio, temos o emparceiramento que será apresentado com os respectivos horários e datas:


Torneio Exemplo

1a rodada

1        Oziel,  (1)            :           Roberto,  (8)

2        Nadin,  (2)            :           Santos,  (7)

3        Juarez,  (3)            :           Allan,  (6) 

4        Valter,  (4)            :           Agnaldo,  (5)

 2.a rodada

1        Roberto,  (8)            :           Agnaldo,  (5)

2        Allan,  (6)             :    Valter,  (4) 

3        Santos,  (7)            :           Juarez,  (3)

4        Oziel,  (1)             :    Nadin,  (2)

3a rodada

1        Nadin,  (2)             :           Roberto,  (8)

2        Juarez,  (3)            :           Oziel,  (1) 

3        Valter,  (4)             :           Santos,  (7)

4        Agnaldo,  (5)      :    Allan,  (6)

4a rodada

1        Roberto,  (8)            :           Allan,  (6) 

2        Santos,  (7)            :           Agnaldo,  (5)

3        Oziel,  (1)             :          Valter,  (4) 

4        Nadin,  (2)             :          Juarez,  (3)

5a rodada

1        Juarez,  (3)            :           Roberto,  (8)

2        Valter,  (4)             :           Nadin,  (2) 

3        Agnaldo,  (5)      :          Oziel,  (1) 

4        Allan,  (6)             :           Santos,  (7)

6a rodada

1        Roberto,  (8)      :          Santos,  (7)

2        Oziel,  (1)             :           Allan,  (6) 

3        Nadin,  (2)             :           Agnaldo,  (5)

4        Juarez,  (3)            :           Valter,  (4)

7a rodada

1        Valter,  (4)             :           Roberto,  (8)

2        Agnaldo,  (5)      :          Juarez,  (3)

3        Allan,  (6)             :           Nadin,  (2) 

4        Santos,  (7)       :           Oziel,  (1)


     

O jogador à esquerda joga de brancas.

No caso de número ímpar de jogadores, usa-se a tabela referente ao número de participantes mais um. Assim, para 7 jogadores usaremos a tabela para 8, para 9 jogadores a tabela para 10, etc.. O jogador que for emparceirado com o número mais alto ficará “bye”, isto é, sem parceiro nessa rodada.

Para maior clareza, se o Torneio Exemplo fosse com apenas 7 jogadores, Oziel ficaria de bye na 1.a rodada, Agnaldo na 2.a  rodada, Nadin na 3.a e assim sucessivamente (confira o emparceiramento acima e verifique que Roberto corresponde ao número mais alto).


Contagem dos pontos

Normalmente utiliza-se:

Vitória – 2 pontos

Empate – 1 ponto

Derrota – O pontos


Mapa Sinóptico

Para acompanhamento da prova e anotação dos resultados, além destes também serem registrados no emparceiramento como podemos ver abaixo, será usado o MAPA SINÓPTICO.

           A primeira rodada do nosso Torneio Exemplo apresentou o seguinte resultado:

Resultados da 1.a rodada

1        Oziel,  (1)         2.0:0.0        Roberto,  (8)

2        Nadin,  (2)         2.0:0.0        Santos,  (7)

3        Juarez,  (3)         1.0:1.0        Allan,  (6) 

4        Valter,  (4)         2.0:0.0        Agnaldo,  (5) 

                                   

                                                                                              

MAPA SINÓPTICO APÓS A PRIMEIRA RODADA

NOMES

1

2

3

4

5

6

7

8

PT.

S.-B.

COL.

 1.  OZIEL

X







2




 2.  NADIN


X





2





 3.  JUAREZ



X



1






 4.  VALTER




X

2







 5.  AGNALDO




0

X







 6.   ALLAN



1



X






 7.  SANTOS


0





X





 8.  ROBERTO

0







X




Figura 1

A figura 1 mostra-nos o mapa sinóptico do Torneio Exemplo, com os nomes e os respectivos números do sorteio, colunas para a soma total dos pontos, para o Sonnemborn-Berger (mais tarde veremos o significado de Sonnemborn-Berger) e para a colocação final.

Vejamos como se procede para anotação dos resultados, cuja primeira rodada já consta do mapa.

O resultado Oziel 2 x 0 Roberto será assim anotado: na linha 1, que corresponde a Oziel (n.o 1), anotam-se os dois pontos obtidos por este contra Roberto (n.o 8) na coluna 8; na linha 8, correspondente a Roberto, coluna 1, correspondente a Oziel, anota-se o resultado de Roberto contra Oziel que é zero pontos. 

Poderá também, como complemento, fazer-se o Mapa da Marcha da Contagem onde serão anotados, rodada após rodada, a soma parcial dos pontos obtidos por cada competidor. Após a 1.a rodada este mapa ficValtera preenchido conforme nos mostra a figura 3.


MARCHA DA CONTAGEM APÓS A PRIMEIRA RODADA

NOMES

RODADAS

S.-B.

COL.

1.a

2.a

3.a

4.a

5.a

6.a

7.a

 1.  OZIEL

2









 2.  NADIN

2









 3.  JUAREZ

1









 4.  VALTER

2









 5.  AGNALDO

0









 6.   ALLAN

1









 7.  SANTOS

0









 8.  ROBERTO

0









Figura 2


     

Resultados da 2.a rodada

1        Roberto,  (8)         2.0:0.0        Agnaldo,  (5)

2        Allan,  (6)          1.0:1.0        Valter,  (4) 

3        Santos,  (7)         1.0:1.0        Juarez,  (3)

4        Oziel,  (1)          1.0:1.0        Nadin,  (2)


MAPA SINÓPTICO APÓS A SEGUNDA RODADA

c

1

2

3

4

5

6

7

8

PT.

S.-B.

COL.

 1.  OZIEL

X

1






2




 2.  NADIN

1

X





2





 3.  JUAREZ



X



1

1





 4.  VALTER




X

2

1






 5.  AGNALDO




0

X



0




 6.   ALLAN



1

1


X






 7.  SANTOS


0

1




X





 8.  ROBERTO

0




2



X




Figura 3


Desta forma, os pontos obtidos por Oziel serão anotados na linha 1 e os pontos obtidos por Roberto serão anotados na linha 8, nas colunas correspondentes aos seus adversários.

Os pontos obtidos por cada jogador serão, obviamente, somados na horizontal.


MARCHA DA CONTAGEM APÓS A SEGUNDA RODADA

NOMES

RODADAS

S.-B.

COL.

1.a

2.a

3.a

4.a

5.a

6.a

7.a

 1.  OZIEL

2

3








 2.  NADIN

2

3








 3.  JUAREZ

1

2








 4.  VALTER

2

3








 5.  AGNALDO

0

0








 6.   ALLAN

1

2








 7.  SANTOS

0

1








 8.  ROBERTO

0

2








Figura 4


Após a realização das 7 rodadas de nosso Torneio exemplo, teremos o mapa sinóptico apresentado na figura 5 e a marcha da contagem apresentado na figura 6.


MAPA SINÓPTICO APÓS A SÉTIMA RODADA

NOMES

1

2

3

4

5

6

7

8

PT.

S.-B.

COL.

 1.  OZIEL

X

1

2

1

2

2

1

2

11



 2.  NADIN

1

X

1

2

2

1

2

2

11



 3.  JUAREZ

0

1

X

2

2

1

1

2

9



 4.  VALTER

1

0

0

X

2

1

1

2

7



 5.  AGNALDO

0

0

0

0

X

1

2

0

3



 6.   ALLAN

0

1

1

1

1

X

1

1

6



 7.  SANTOS

1

0

1

1

0

1

X

2

6



 8.  ROBERTO

0

0

0

0

2

1

0

X

3



Figura 5


RESULTADOS DAS DEMAIS RODADAS

Resultados da terceira rodada

1        Nadin,  (2)          2.0:0.0        Roberto,  (8)

2        Juarez,  (3)         0.0:2.0        Oziel,  (1) 

3        Valter,  (4)          1.0:1.0        Santos,  (7)

4        Agnaldo,  (5)         1.0:1.0        Allan,  (6)

Resultados da quarta rodada

1        Roberto,  (8)         1.0:1.0        Allan,  (6) 

2        Santos,  (7)         2.0:0.0        Agnaldo,  (5)

3        Oziel,  (1)          1.0:1.0        Valter,  (4) 

4        Nadin,  (2)          1.0:1.0        Juarez,  (3)

Resultados da quinta rodada

1        Juarez,  (3)         2.0:0.0        Roberto,  (8)

2        Valter,  (4)          0.0:2.0        Nadin,  (2) 

3        Agnaldo,  (5)         0.0:2.0        Oziel,  (1) 

4        Allan,  (6)          1.0:1.0        Santos,  (7)

Resultados da sexta rodada

1        Roberto,  (8)         2.0:0.0        Santos,  (7)

2        Oziel,  (1)          2.0:0.0        Allan,  (6) 

3        Nadin,  (2)          2.0:0.0        Agnaldo,  (5)

4        Juarez,  (3)         2.0:0.0        Valter,  (4)

Resultados da sétima rodada

1        Valter,  (4)          2.0:0.0        Roberto,  (8)

2        Agnaldo,  (5)         0.0:2.0        Juarez,  (3)

3        Allan,  (6)          1.0:1.0        Nadin,  (2) 

4        Santos,  (7)         1.0:1.0        Oziel,  (1)


  


MARCHA DA CONTAGEM APÓS A SÉTIMA RODADA

NOMES

RODADAS

S.-B.

COL.

1.a

2.a

3.a

4.a

5.a

6.a

7.a

1.  OZIEL

2

3

5

6

8

10

11



2.  NADIN

2

3

5

6

8

10

11



3.  JUAREZ

1

2

2

3

5

7

9



4.  VALTER

2

3

4

5

5

5

7



5.  AGNALDO

0

0

1

3

3

3

3



6.   ALLAN

1

2

3

4

5

5

6



7.  SANTOS

0

1

2

2

3

5

6



8.  ROBERTO

0

2

2

3

3

3

3



Figura 6


Porém, podemos observar que Oziel e Nadin terminaram empatados na primeira colocação com 11 pontos, enquanto que Allan e Santos terminaram juntos com 6 pontos e Agnaldo e Roberto também empatados com 3 pontos.

Para definirmos quem ficará à frente, precisamos utilizar dos critérios de desempates, que deverão ser definidos antes de iniciarmos a torneio.

Um dos critérios mais utilizado no Sistema Schuring é o Sonnemborn-Berger.


O QUE É SONNEMBORN-BERGER ?

O coeficiente Sonnemborn-Berger é um dos critérios de desempate mais utilizado em todo o mundo no Sistema Schuring.

Em nosso Torneio Exemplo Oziel e Nadin  terminaram, cada um, com 11 pontos.

Vamos calcular o coeficiente S-B. dos dois jogadores.

Dos adversários que eles perderam, eles não ganharão nenhum ponto.

Dos adversários que eles empataram, eles ganharão os pontos totais.

Dos adversários que eles venceram, eles ganharão os pontos totais vezes 2 (pontos totais X 2).


Oziel

                      

                     Empatou com o Nadin que fez 11 p. ..........11

                     Ganhou do Juarez que fez  9 p. ................18

                     Empatou com o Valter que fez  7 p. ..........07

                     Ganhou do Agnaldo que fez  3 p. ..............06

                     Ganhou do Allan que fez  6 p. ..................12

                     Empatou com o Santos que fez  7 p. .........07

                     Ganhou do Roberto que fez  3 p. ..............06

Total ................       67


Nadin

                      

                     Empatou com o Oziel que fez 11 p. ...........11

                     Empatou com o Juarez  que fez  9 p. .........09

                     Ganhou do Valter que fez  7 p. .................14

                     Ganhou do Agnaldo que fez  3 p. ...............06

                     Empatou com o Allan que fez  6 p. .............06

                     Ganhou do Santos que fez  6 p. ................12

                     Ganhou do Roberto que fez  3 p. ...............06

     Total .............         64

                                                    

Oziel tem um coeficiente S.-B. de 67 e Nadin de 64.

O primeiro lugar será conferido, portanto, a Oziel.


MAPA SINÓPTICO APÓS A SÉTIMA RODADA

NOMES

1

2

3

4

5

6

7

8

PT.

S.-B.

COL.

 1.  OZIEL

X

1

2

1

2

2

1

2

11

66

1.o

 2.  NADIN

1

X

1

2

2

1

2

2

11

64

2.o

 3.  JUAREZ

0

1

X

2

2

1

1

2

9


3.o

 4.  VALTER

1

0

0

X

2

1

1

2

7


41.o

 5.  AGNALDO

0

0

0

0

X

1

2

0

3



 6.   ALLAN

0

1

1

1

1

X

1

1

6



 7.  SANTOS

1

0

1

1

0

1

X

2

6



 8.  ROBERTO

0

0

0

0

2

1

0

X

3



Figura 7


Na figura 7 já temos o cálculo de Sonnemborn-Berger de Oziel e Nadin e a colocação até o quarto lugar já está definida. No mapa da Marcha da Contagem ficará como está na figura 8.


MARCHA DA CONTAGEM APÓS A SÉTIMA RODADA

NOMES

RODADAS

S.-B.

COL.

1.a

2.a

3.a

4.a

5.a

6.a

7.a

1.  OZIEL

2

3

5

6

8

10

11

66

1.o

2.  NADIN

2

3

5

6

8

10

11

64

2.o

3.  JUAREZ

1

2

2

3

5

7

9


3.o

4.  VALTER

2

3

4

5

5

5

7


4.o

5.  AGNALDO

0

0

1

3

3

3

3



6.   ALLAN

1

2

3

4

5

5

6



7.  SANTOS

0

1

2

2

3

5

6



8.  ROBERTO

0

2

2

3

3

3

3



Figura 8


Falta agora definir o Sonnemborn-Berger entre Agnaldo e Roberto e entre Allan e Santos.

O cálculo para Agnaldo e Roberto, que fizeram 3 pontos cada, apresenta 18 para Agnaldo, que ficará com o 7.o lugar, e 12 para Roberto que ficará com o 8.o lugar.

O cálculo do coeficiente S.-B. para Allan e Santos, empatados com 6 pontos, apresenta o resultado de 39 para cada um dos dois.


MAPA SINÓPTICO APÓS A SÉTIMA RODADA

NOMES

1

2

3

4

5

6

7

8

PT.

S.-B.

COL.

1.  OZIEL

X

1

2

1

2

2

1

2

11

66

1.o

2.  NADIN

1

X

1

2

2

1

2

2

11

64

2.o

3.  JUAREZ

0

1

X

2

2

1

1

2

9


3.o

4.  VALTER

1

0

0

X

2

1

1

2

7


4.o

5.  AGNALDO

0

0

0

0

X

1

2

0

3

18

7.o

6.   ALLAN

0

1

1

1

1

X

1

1

6

39 (0 V)

6.o

7.  SANTOS

1

0

1

1

0

1

X

2

6

39 (1V)

5.o

8.  ROBERTO

0

0

0

0

2

1

0

X

3

12

8.o

Figura 9


Quanto temos um empate no cálculo do Sonnemborn-Berger, precisamos então aplicar um novo critério de desempate, que também já deverá estar estipulado no início da competição.

Um critério muito utilizado é o número de vitórias.

No caso de nosso Torneio Exemplo, Santos tem uma vitória enquanto que Allan não tem nenhuma vitória.

Então o quinto lugar ficará para Santos e o sexto lugar para Allan.


MARCHA DA CONTAGEM APÓS A SÉTIMA RODADA

NOMES

RODADAS

S.-B.

COL.

1.a

2.a

3.a

4.a

5.a

6.a

7.a

1.  OZIEL

2

3

5

6

8

10

11

66

1.o

2.  NADIN

2

3

5

6

8

10

11

64

2.o

3.  JUAREZ

1

2

2

3

5

7

8


3.o

4.  VALTER

2

3

4

5

5

5

7


4.o

5.  AGNALDO

0

0

1

3

3

3

3

18

7.o

6.   ALLAN

1

2

3

4

5

5

6

39 (0 v)

6.o

7.  SANTOS

0

1

2

2

3

5

6

39 (1 v)

5.o

8.  ROBERTO

0

2

2

3

3

3

3

12

8.o

Figura 10



Tabela para 3 ou 4 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

1 - 4

4 - 3

2 - 4

2 - 3

1 - 2

3 - 1


Tabela para 5 ou 6 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Rodada

1 - 6

6 - 4

2 - 6

6 - 5

3 - 6

2 - 5

5 - 3

3 - 1

1 - 4

4 - 2

3 - 4

1 - 2

4 - 5

2 - 3

5 - 1


Tabela para 7 ou 8 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Sessão

6a Rodada

7a Rodada

1 - 8

8 - 5

2 - 8

8 - 6

3 - 8

8 - 7

4 - 8

2 - 7

6 - 4

3 - 1

7 - 5

4 - 2

1 - 6

5 - 3

3 - 6

7 - 3

4 - 7

1 - 4

5 - 1

2 - 5

6 - 2

4 - 5

1 - 2

5 - 6

2 - 3

6 - 7

3 - 4

7 - 1


Tabela para 9 ou 10 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Rodada

6a Rodada

7a Rodada

8a Rodada

9a Rodada

1 - 10

10 - 6

2 - 10

10 - 7

3 - 10

10 - 8

4 - 10

10 - 9

5 - 10

2 - 9

7 - 5

3 - 1

8 - 6

4 - 2

9 - 7

5 - 3

1 - 8

6 - 4

3 - 8

8 - 4

4 - 9

9 - 5

5 - 1

1 - 6

6 - 2

2 - 7

7 - 3

4 - 7

9 - 3

5 - 8

1 - 4

6 - 9

2 - 5

7 - 1

3 - 6

8 - 2

5 - 6

1 - 2

6 - 7

2 - 3

7 - 8

3 - 4

8 - 9

4 - 5

9 - 1


Tabela para 11 ou 12 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Rodada

6a Rodada

7a Rodada

8a Rodada

9a Rodada

10a Rodada

11a Rodada

1 - 12

12 - 7

2 - 12

12 - 8

3 - 12

12 - 9

4 - 12

12 - 10

5 - 12

12 - 11

6 - 12

2 - 11

8 - 6

3 - 1

9 - 7

4 - 2

10 - 8

5 - 3

11 - 9

6 - 4

1 - 10

7 - 5

3 - 10

9 - 5

4 - 11

10 - 6

5 - 1

11 - 7

6 - 2

1 - 8

7 - 3

2 - 9

8 - 4

4 - 9

10 - 4

5 - 10

11 - 5

6 - 11

1 - 6

7 - 1

2 - 7

8 - 2

3 - 8

9 - 3

5 - 8

11 - 3

6 - 9

1 - 4

7 - 10

2 - 5

8 - 11

3 - 6

9 - 1

4 - 7

10 - 2

6 - 7

1 - 2

7 - 8

2 - 3

8 - 9

3 - 4

9 - 10

4 - 5

10 - 11

5 - 6

11 - 1


Tabela para 13 ou 14 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Rodada

6a Rodada

7a Rodada

8a Rodada

9a Rodada

10a Rodada

11a Rodada

12a Rodada

13a Rodada

1 - 14

14 - 8

2 - 14

14 - 9

3 - 14

14 - 10

4 - 14

14 - 11

5 - 14

14 - 12

6 - 14

14 - 13

7 - 14

2 - 13

9 - 7

3 - 1

10 - 8

4 - 2

11 - 9

5 - 3

12 - 10

6 - 4

13 - 11

7 - 5

1 - 12

8 - 6

3 - 12

10 - 6

4 - 13

11 - 7

5 - 1

12 - 8

6 - 2

13 - 9

7 - 3

1 - 10

8 - 4

2 - 11

9 - 5

4 - 11

11 - 5

5 - 12

12 - 6

6 - 13

13 - 7

7 - 1

1 - 8

8 - 2

2 - 9

9 - 3

3 - 10

10 - 4

5 - 10

12 - 4

6 - 11

13 - 5

7 - 12

1 - 6

8 - 13

2 - 7

9 - 1

3 - 8

10 - 2

4 - 9

11 - 3

6 - 9

13 - 3

7 - 10

1 - 4

8 - 11

2 - 5

9 - 12

3 - 6

10 - 13

4 - 7

11 - 1

5 - 8

12 - 2

7 - 8

1 - 2

8 - 9

2 - 3

9 - 10

3 - 4

10 - 11

4 - 5

11 - 12

5 - 6

12 - 13

6 - 7

13 - 1



Tabela para 15 ou 16 jogadores

1a Rodada

2a Rodada

3a Rodada

4a Rodada

5a Rodada

6a Rodada

7a Rodada

8a Rodada

9a Rodada

10a Rodada

11a Rodada

12a Rodada

13a Rodada

14a Rodada

15a Rodada

1 - 16

16 - 9

2 - 16

16 - 10

3 - 16

16 - 11

4 - 16

16 - 12

5 - 16

16 - 13

6 - 16

16 - 14

7 - 16

16 - 15

8 - 16

2 - 15

10 - 8

3 - 1

11 - 9

4 - 2

12 - 10

5 - 3

13 - 11

6 - 4

14 - 12

7 - 5

15 - 13

8 - 6

1 - 14

9 - 7

3 - 14

11 - 7

4 - 15

12 - 8

5 - 1

13 - 9

6 - 2

14 - 10

7 - 3

15 - 11

8 - 4

1 - 12

9 - 5

2 - 13

10 - 6

4 - 13

12 - 6

5 - 14

13 - 7

6 - 15

14 - 8

7 - 1

15 - 9

8 - 2

1 - 10

9 - 3

2 - 11

10 - 4

3 - 12

11 - 5

5 - 12

13 - 5

6 - 13

14 - 6

7 - 14

15 - 7

8 - 15

1 - 8

9 - 1

2 - 9

10 - 2

3 - 10

11 - 3

4 - 11

12 - 4

6 - 11

14 - 4

7 - 12

15 - 5

8 - 13

1 - 6

9 - 14

2 - 7

10 - 15

3 - 8

11 - 1

4 - 9

12 - 2

5 - 10

13 - 3

7 - 10

15 - 3

8 - 11

1 - 4

9 - 12

2 - 5

10 - 13

3 - 6

11 - 14

4 - 7

12 - 15

5 - 8

13 - 1

6 - 9

14 - 2

8 - 9

1 - 2

9 - 10

2 - 3

10 -11

3 - 4

11 - 12

4 - 5

12 - 13

5 - 6

13 - 14

6 - 7

14 - 15

7 - 8

15 - 1


Tabela para 17 ou 18 jogadores

1a

2a

3a

4a

5a

6a

7a

8a

9a

10a

11a

12a

13a

14a

15a

16a

17a

1 - 18

18 -10

2 - 18

18 -11

3 - 18

18 -12

4 - 18

18 -13

5 - 18

18 -14

6 - 18

18 -15

7 - 18

18 -16

8 - 18

18 -17

9 - 18

2 - 17

11 - 9

3 - 1

12 -10

4 - 2

13 -11

5 - 3

14 -12

6 - 4

15 -13

7 - 5

16 -14

8 - 6

17 -15

9 - 7

1 - 16

10 - 8

3 - 16

12 - 8

4 - 17

13 - 9

5 - 1

14 -10

6 - 2

15 -11

7 - 3

16 -12

8 - 4

17 -13

9 - 5

1 - 14

10 - 6

2 - 15

11 - 7

4 - 15

13 - 7

5 - 16

14 - 8

6 - 17

15 - 9

7 - 1

16 -10

8 - 2

17 -11

9 - 3

1 - 12

10 - 4

2 - 13

11 - 5

3 - 14

12 - 6

5 - 14

14 - 6

6 - 15

15 - 7

7 - 16

16 - 8

8 - 17

17 - 9

9 - 1

1 - 10

10 - 2

2 - 11

11 - 3

3 - 12

12 - 4

4 - 13

13 - 5

6 - 13

15 - 5

7 - 14

16 - 6

8 - 15

17 - 7

9 - 16

1 - 8

10 -17

2 - 9

11 - 1

3 - 10

12 - 2

4 - 11

13 - 3

5 - 12

14 - 4

7 - 12

16 - 4

8 - 13

17 - 5

9 - 14

1 - 6

10 -15

2 - 7

11 -16

3 - 8

12 -17

4 - 9

13 - 1

5 - 10

14 - 2

6 - 11

15 - 3

8 - 11

17 - 3

9 - 14

1 - 4

10 - 13

2 - 5

11 - 14

3 - 6

12 - 15

4 - 7

13 - 16

5 - 8

14 - 17

6 - 9

15 - 1

7 - 10

16 - 2

9-10

1-2

10-11

2-3

11-12

3-4

12-13

4-5

13-14

5-6

14-15

6-7

15-16

7-8

16-17

8-9

17-1

Tabela para 19 ou 20 jogadores

1a

2a

3a

4a

5a

6a

7a

8a

9a

10a

11a

12a

13a

14a

15a

16a

17a

18a

19a

1-20

20-11

2-20

20-12

3-20

20-13

4-20

20-14

5-20

20-15

6-20

20-16

7-20

20-17

8-20

20-18

9-20

20-19

10-20

2 - 19

12-10

3 - 1

13-11

4 - 2

14-12

5 - 3

15-13

6 - 4

16-14

7 - 5

17-15

8 - 6

18-16

9 - 7

19-17

10 - 8

1 - 18

11 - 9

3 - 18

13 - 9

4 - 19

14-10

5 - 1

15-11

6 - 2

16-12

7 - 3

17-13

8 - 4

18-14

9 - 5

19-15

10 - 6

1 - 16

11 - 7

2 - 17

12 - 8

4 - 17

14 - 8

5 - 18

15 - 9

6 - 19

16-10

7 - 1

17-11

8 - 2

18-12

9 - 3

19-13

10 - 4

1 - 14

11 - 5

2 - 15

12 - 6

3 - 16

13 - 7

5 - 16

15 - 7

6 - 17

16 - 8

7 - 18

17 - 9

8 - 19

18-10

9 - 1

19-11

10 - 2

1 - 12

11 - 3

2 - 13

12 - 4

3 - 14

13 - 5

4 - 15

14 - 6

6 - 15

16 - 6

7 - 16

17 - 7

8 - 17

18 - 8

9 - 18

19 - 9

10-19

1 - 10

11 - 1

2 - 11

12 - 2

3 - 12

13 - 3

4 - 13

14 - 4

5 - 14

15 - 5

7 - 14

17 - 5

8 - 15

18 - 6

9 - 16

19 - 7

10-17

1 - 8

11-18

2 - 9

12-19

3 - 10

13 - 1

4 - 11

14 - 2

5 - 12

15 - 3

6 - 13

16 - 4

8 - 13

18 - 4

9 - 14

19 - 5

10-15

1 - 6

11-16

2 - 7

12-17

3 - 8

13-10

4 - 9

14-19

5 - 10

15 - 1

6 - 11

16 - 2

7 - 12

17 - 3

9 - 12

19 - 3

10-13

1 - 4

11-14

2 - 5

12-15

3 - 6

13-16

4 - 7

14-17

5 - 8

15-18

6 - 9

16-19

7 - 10

17 - 1

8 - 11

18 - 2

10 -11

1 - 2

11 -12

2 - 3

12 -13

3 - 4

13- 14

4 - 5

14 -15

5 - 6

15 -16

6 - 7

16 -17

7 - 8

17 -18

8 - 9

18 -19

9 - 10

19 - 1


Quadro de Resultados para o Schuring


PARTICIPANTE

RATING

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10



1















2















3















4















5















6















7















8















9















10


















Tabelas para sorteio dirigido

Alguns regulamentos exigem que certos grupos de jogadores (clubes, cidades, estados, países) joguem entre si antes da metade da competição.

Nestes casos o sorteio é dirigido.

Na maioria dos casos é suficiente dividir os concorrentes em dois grupos iguais: A e B. Para tanto fazem-se dois sorteios.

Primeiro são sorteados os pequenos grupos de forma a que estes fiquem dentro do grupo A ou dentro do grupo B.

O segundo sorteio dará a cada jogador o seu respectivo número.

Imaginemos uma competição de 16 jogadores, onde existam concorrentes de vários clubes. O regulamento exige que os jogadores do mesmo clube joguem entre si antes da metade da competição.

Os clubes serão sorteados para que fiquem ou no grupo A ou no grupo B.

Após esta divisão serão sorteados todos os jogadores de forma a que os competidores do grupo A recebam os números de 1 a 8 e os do grupo B recebam os números de 9 a 16.

Vamos usar um exemplo de uma competição com 16 jogadores para mostrar como fazer as tabelas de emparceiramento para sorteio dirigido.

             1.o - Usaremos duas tabelas comuns correspondente cada uma a metade dos participantes (no exemplo, 16/2 = 8 jogadores).

Uma com a numeração normal (de 1 a 8) e a outra renumerada substituindo o n.o 1 pelo n.o 9, o n.o 2 pelo n.o 10 e assim sucessivamente de forma a que o n.o 8 seja substituído pelo n.o 16.

As duas tabelas em conjunto nos darão as rodadas de 1 a 7 como vemos abaixo.


1.a rodada         -    1-8  2-7  3-6  4-5          9-16  10-15  11-14  12-13

2.a rodada         -    8-5  6-4  7-3  1-2         16-13  14-12  15-11   9-10

3.a rodada         -    2-8  3-1  4-7  5-6         10-16   11-9  12-15  13-14

4.a rodada         -    8-6  7-5  1-4  2-3         16-14  15-13   9-12  10-11

5.a rodada         -    3-8  4-2  5-1  6-7         11-16  12-10   13-9  14-15

6.a rodada         -    8-7  1-6  2-5  3-4         16-15   9-14  10-13  11-12

7.a rodada         -    4-8  5-3  6-2  7-1         12-16  13-11  14-10   15-9


             2.o - As rodadas da 8.a até a 15.a serão organizadas pelo seguinte processo:

Faremos tantas linhas quantos são metade dos jogadores (no exemplo, 16/2 = 8 linhas) com a série dos números do grupo A (de 1 a 8), na ordem, da esquerda para a direita.

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8

                                   1          2          3          4          5          6          7          8


             3.o - Na primeira linha, no lado direito, colocamos a série dos números do grupo B constantes da segunda tabela (de 9 a 16 e assinalados abaixo  em itálico).


                            1-9       2-10     3-11     4-12     5-13     6-14     7-15     8-16  


             4.o - Na segunda linha, agora do lado esquerdo para que haja inversão das cores, repetimos a série de 9 a 16 (assinalados em itálico) mas avançando o início uma coluna (portanto, o 9 começa agora na 2.a coluna) colocando o 16, que sobrou no fim, na 1.a coluna.


                               1-9       2-10     3-11     4-12     5-13     6-14     7-15     8-16

                          16-1       9-2       10-3     11-4      12-5      13-6     14-7     15-8        

             5.o - Este processo será repetido até ao final das 8 linhas, sempre avançando o primeiro número (neste caso o 9) uma coluna para a direita, e colocando os números que sobram no final da linha, na ordem, a partir da 1.a  coluna na mesma linha.


                          8.a rodada       -   1-9  2-10  3-11  4-12  5-13  6-14  7-15  8-16

                          9.a rodada       -  16-1   9-2  10-3  11-4  12-5  13-6  14-7  15-8

                        10.a rodada       -  1-15  2-16   3-9  4-10  5-11  6-12  7-13  8-14

                        11.a rodada       -  14-1  15-2  16-3   9-4  10-5  11-6  12-7  13-8

                        12.a rodada       -  1-13  2-14  3-15  4-16   5-9  6-10  7-11  8-12

                        13.a rodada       -  12-1  13-2  14-3  15-4  16-5   9-6  10-7  11-8

                        14.a rodada       -  1-11  2-12  3-13  4-14  5-15  6-16   7-9  8-10

                        15.a rodada       -  10-1  11-2  12-3  13-4  14-5  15-6  16-7   9-8


Para maior clareza: na 11.a rodada o 9 começa na 4.a coluna de forma que sobraram o 14, o 15 e o 16. Estes são colocados, na ordem, a partir da 1.a coluna, na mesma linha.

Note-se  que  o  menor  número  do  grupo  B  (no  caso  o  9)  ficará  no ângulo inferior direito ao término.

Juntando a parte da tabela feita no ítem 1.o com o restante mostrado no item 5.o teremos a tabela completa para uma competição com 16 participantes com sorteio dirigido.

Se o número de participantes nas provas com sorteio dirigido não for divisível por 4, fará com que os grupos A e B fiquem com número ímpar de jogadores. Nestes casos teríamos nas primeiras rodadas 2 jogadores bye. No entanto, eles jogarão entre si nas rodadas em que ficarem bye. Este procedimento fará com que a primeira rodada originada pelos itens 2.o, 3.o e 4.o (no caso a 8.a rodada) não seja necessária, pois ela corresponde ao emparceiramento dos jogadores que seriam bye nas primeiras rodadas.




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